quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Nova exposição de Marc Engler no MAJ



O Museu de Arte de Joinville apresenta a exposição “CONSUMOQUE VOL II, do artista joinvilense Marc Engler com abertura no dia 10 de novembro, às 19h no Espaço Anexo 1 do MAJ na Cidadela Cultural. A exposição integra o bloco de novembro com mais duas mostras: “Por um fio” da artista Eva Soban e “ Quadrado – Perseguição da Forma” do artista Giuliano Bianchi ambos de São Paulo/SP. As três exposições foram aprovadas no Edital de Exposições Temporárias de 2016.
Em 2016, Marc Engler vai apresentar a continuidade de sua pesquisa na segunda individual no museu que faz parte de seu tema pertinente questionando o consumismo desenfreado; a produção exacerbada e a produção de lixo descontrolada.

Na esteira da pop art, cada ícone, silhueta, ou contorno que compõe a exposição, Engler mantém uma ambígua similaridade com a imagem da mercadoria. Essas formas estão associadas tanto as nossas necessidades mais vitais quanto aos nossos caprichos mais particulares.

Nesta exposição, a proposta é fazer uma reflexão sobre as “cascas” que embalam os produtos de consumo e, depois abandonam os desejos saciados. “O lixo gerado pelas embalagens e produtos descartados tem causado grandes problemas ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos” aponta o artista.

Fazem parte da exposição, objetos que o artista denomina como “Esculturas Douradas” e fotografias das mesmas embalagens formando um diálogo entre forma e imagem. Marc usa o lixo como metáfora para a ruína da cultura e da identidade baseada no consumo.


Sobre o artista
Marc Engler nasceu em Rio Negrinho, em 1979. Morou em Porto Alegre e em Joinville até radicar-se em São Paulo, onde produziu editorias de moda, trabalhos executivos e em publicidade até formar-se em Fotografia pela Universidade Anhembi Morumbi em 2012. Neste mesmo ano, deixa a vida corporativa, retornando a Santa Catarina e passando a dedicar-se exclusivamente a atuação artística.
Já participou de exposições coletivas organizadas pela AAPLAJ – Associação dos Artistas Plásticos de Joinville em que é membro associado, além de exposições individuais no MAJ e na Galeria El Clandestino, ambas em 2015.

Em 2016 participou de um projeto educativo do Museu de Arte como artista convidado. O projeto foi desenvolvido com os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Osvaldo Aranha e a professora Andrea Ribeiro Gomes.


Foto: Divulgação do artista


A exposição "CONSUMOQUE VOL. II" permanecerá aberta para visitação até o dia 29 de janeiro de 2017. (domingo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário