quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Eva Soban no Museu de Arte de Joinville



A Prefeitura Municipal, a Fundação Cultural e o Museu de Arte de Joinville, apresentam a exposição “POR UM FIO, da artista Eva Soban (São Paulo/SP) com abertura no dia 10 de novembro, às 19h no Espaço Anexo 2 do MAJ na Cidadela Cultural. A exposição integra o bloco de novembro com mais duas mostras: “Quadrados” de Giuliano Bianchi (São Paulo/SP) e “Consumoque vol. II” do artista Marc Engler (Joinville/SC). As três exposições foram aprovadas no Edital de Exposições Temporárias de 2016.
Em um cenário global onde o mote principal são conflitos, guerras, terrorismo, refugiados, bombardeios, ataque e contra-ataque, ganância, e pouco ou quase nenhum comprometimento com o mundo ou com o próximo, a artista opta por dar ao seu público uma possibilidade de reconstruí-lo ludicamente, através de sua obra.
O mundo está por um fio. A sociedade está corrompida, com valores destorcidos, mergulhada em interesses próprios, que ignora o outro mundo.” relata a artista.
Essa obra, em construção, busca evidenciar a importância da participação de cada um nesse momento. Quando finalizada, ''Por um Fio” será um registro da urgência da sociedade enxergar seu poder em um momento de transformação.
A obra será constituída de um globo em estrutura de ferro, com os continentes delineados com fios em uma tela plástica, representando a peça central da exposição. Diversos materiais têxteis serão disponibilizados, permitindo a voluntários e visitantes uma interação completa e a participação ativa na construção de um novo mundo.
O convite é que o público possa interagir com a obra, costurando, bordando ou tecendo um novo mundo, um mundo sem fronteiras”, explica a artista.
Complementando o espaço expositivo com fios, fibras diversas, tecidos coloridos e demais materiais, serão posicionados de forma a ficarem pendentes do teto ao chão, como uma cortina de possibilidades.
Paralelo a exposição em Joinville, a artista está participando em São Paulo da exposição coletiva “Artistas da Tapeçaria Moderna II – Artist of Modern Tapestry II” no conceituado espaço na Passado Composto Século XX – arte, design e peças de época.
Em 2015, Eva Soban também expôs no MAJ com a mostra “Floresta Negra”.

Sobre Eva Soban
Graduada em sociologia e política, com cursos livres em fotografia e artes plásticas, Eva Soban tem 40 anos de experiência e vivência com arte, utilizando em seu trabalho fios, fibras, plásticos e tecidos, que ela transforma em obra com formas e texturas exclusivas. Entre as principais exposições internacionais, estão a Bienal Internacional de Arte Têxtil - 2011 -Museo Diego Rivera – México; o “Projeto Empezar”- 2010-Barcelona – Espanha; “A View of Today’s Brazilian Textile Art”. Museu Rudentarn, 1995 - Copenhagen - Dinamarca. No Brasil, participou da SP-Arte 21016, Mostra Internacional de Arte Contemporânea - 2011- Paraty; “100 Designers do Brasil“- 1999 e “500 Anos de Design no Brasil” - 2001, ambas na Pinacoteca do Estado – SP; Exposição de Arte Lúdica MASP – 1979 – SP; 1ª, 2ª e 3ª Trienal de Tapeçaria no Museu de Arte Moderna MAM –1976, 1979, 1982 – SP. Em junho de 2015 expôs “Floresta Negra”, no Museu de Arte de Joiville. Em 2016, exibiu “Floresta Negra II” no Museu Afro Brasil, SP e da coletiva “Artistas da Tapeçaria Moderna II”, Galeria Passado Composto, SP.

Foto: Divulgação da artista


A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 29 de janeiro de 2017 (domingo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário