sexta-feira, 26 de maio de 2017

SCHWANKE Circuito Expositivo


Museu de Arte de Joinville recebe exposição SCHWANKE Circuito Expositivo


Neste sábado (27/05/2017), o Museu de Arte de Joinville – MAJ estreia a exposição “Schwanke – Circuito Expositivo”. A iniciativa tem a participação Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A mostra é inédita em Joinville e conta com cerca de 40 peças que retratam a obra híbrida do artista, com trabalhos que transitam em diversas linguagens. A exposição vai apresentar desenhos, pinturas, esculturas, colagens e instalações, que estarão distribuídas nos ambientes internos e no jardim do MAJ.
Simultaneamente à exposição no MAJ, o Instituto Internacional Juarez Machado (Rua Lages, 994, América) e a Associação Empresarial de Joinville – ACIJ (Rua Aluísio Pires Condeixa, 2550, Saguaçu), também recebem exposições do “Schwanke – Circuito Expositivo”.
Em cada espaço, será possível conhecer uma formulação conceitual diferente do artista. A curadoria do Schwanke – Circuito Expositivo é da professora do curso de Artes Visuais, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Rosângela Cherem, acompanhada pela co-curadoria do artista plástico Carlos Franzoi e da arte-educadora, Carolina Ramos.
As exposições no MAJ e no Instituto Juarez Machado seguirão até 20 de agosto. Na ACIJ, as obras estarão expostas de 29 de maio a 18 de agosto. Nos três locais,a visitação pública começará no dia seguinte à abertura. No total as instalações formam o conjunto de 204 obras do artista.

O artista

O artista joinvilense Luiz Henrique Schwanke, nasceu dia 15 de junho de 1951 e faleceu em 27 de maio de 1992. Desde criança demonstrou interesse pelas artes visuais e pelo teatro. Sua carreira começou em meados dos anos 70, enquanto estudava Comunicação Social na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sua produção resultou em cerca de cinco mil peças entre desenhos, pinturas, instalações, esculturas e projetos.
Realizou exposições individuais e participou de coletivas, obtendo dezenas de prêmios nacionais e deixando obras em locais como Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte do Rio (MAR-RJ) e Museu Oscar Niemeyer (MON-PR), bem como em acervos particulares.
Publicada em 25/05/2017 às 14:40, por Diego Piffer Rosa.
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT
https://www.joinville.sc.gov.br/noticias/museu-de-arte-de-joinville-recebe-exposicao-de-schwanke/

Nenhum comentário:

Postar um comentário