Em 2016, o Ibram lançou como proposição o tema da 14ª Semana Nacional de Museus "Museus e Paisagem Cultural". O Museu de Arte de Joinville - MAJ, propôs uma parceria com a Escola de Educação Básica Osvaldo Aranha a partir da disciplina de Artes, ministrada pela professora Andréa Ribeiro Gomes, abrangendo os estudantes das turmas de 1º ano do Ensino Médio. O desenvolvimento da ação educativa partiu da (re)significação do entorno do Museu
de Arte de Joinville fazendo um link com o tema paisagem cultural.
Nas imagens abaixo, alguns registros do desenvolvimento do projeto na escola a partir de uma vivência com os estudantes com reproduções de fotografias antigas da edificação e do entorno do MAJ.
O projeto contou também com participação do artista visual Marc Engler que abordou elementos da história da fotografia e propôs ao grupo uma atividade de fotomontagem.
Na segunda etapa, os estudantes visitaram o museu e as exposições abertas, sendo estimulados a perceberem e a registrarem por meio de fotografia, o entorno e as modificações ocorridas na paisagem.
Atividades na E. E. B. Osvaldo Aranha
Visita e atividades no MAJ
Na segunda fase do projeto, foram selecionadas as produções dos estudantes que formarão um livro impresso. As fotografias feitas na primeira etapa durante a visita ao MAJ foram postadas na hashtag #maj2016 e ainda serão utilizadas pelo artista Marc Engler na composição de uma obra coletiva. O livro e a obra circularão pela escola e em outros locais de Joinville a serem divulgados posteriormente.
Além da proposta educativa voltada para este público específico, toda a comunidade estava convidada a visitar as exposições abertas no MAJ durante a Semana Nacional de Museus: 45ª Coletiva de Artistas de Joinville com a participação nesta edição de Cyntia Werner, Franzoi, Giovanna Fiamoncini, Jan M.O., Juliano Jahn, Marcia Camargo, Ricardo Ledoux, Rogério Negrão, Sérgio Adriano H. e Tirotti, Obra gráfica do artista Sérgio Niculitcheff (São Paulo) e Continuum da artista Maristela Silveira (Pomerode/SC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário