terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Elke Hülse no Museu de Arte de Joinville



A Prefeitura Municipal, a Fundação Cultural e o Museu de Arte de Joinville, apresentam a exposição “ERA UMA VEZ..., da artista visual Elke HÜlse (Criciúma/SC) com abertura no dia 08 de dezembro, às 19h. A exposição terá abertura paralela a mostra “SUSPENSIONIS TEMPORE” da artista visual Vera Pamplona de São Paulo. As duas exposições foram aprovadas no Edital de Exposições Temporárias MAJ 2016.
A proposta da exposição ERA UMA VEZ...é composta de 11 tapeçarias que reúnem retratos e memórias, contemplando duas linguagens distintas: a fotografia e a tapeçaria. A fotografia é o instrumento inicial utilizado na concepção das tapeçarias e essas por sua vez, tornam-se mais vivas do que as imagens do personagem ali retratados.
Fará parte da exposição a obra que originou o título da mostra “Es war einmal....Era uma vez.....Once upon a time” livro de artista que reúne uma série de produções em pequenos formatos emendados. No verso da obra é possível ver impresso em tecido o desenho, também denominado de cartão usado como referência para execução das tapeçarias. Recentemente esta obra estava exposta em Shenzhen na China.
Em fevereiro de 2016, a artista foi convidada para participar da conceituada mostra anual no The Cordis Prize For Tapestry na Upper Galleries of the Royal Scottish Academty em Edimburgo na Escócia.
A artista tem se dedicado ao longo de dez anos a traduzir a linguagem da fotografia para a da tapeçaria.

Sobre a artista

A artista Elke HÜlse é natural de Blumenau/SC, vive e trabalha na cidade de Criciúma. Possui graduação em Artes Visuais e mestrado em Teoria e História da Arte pela UDESC/Florianópolis, além de participação em cursos e workshops na área.
Trabalha com tecelagem e tapeçaria desde 1990. Sua formação em tapeçaria se baseia no método criado pelo tapeceiro uruguaio Ernesto Aroztegui. Tem participação em residências artísticas em Moscou e em editais de países da Europa, Estados Unidos, China e América Latina; expôs em diversas mostras coletivas pelo Brasil e no exterior, bem como realizou exposições individuais em várias galerias e espaços culturais de Santa Catarina.


Foto: Divulgação da artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário