terça-feira, 29 de março de 2016

Exposição COSMOS de CARLOS WLADIMIRSKY


A Prefeitura Municipal, a Fundação Cultural e o Museu de Arte de Joinville, apresentam a exposição individual COSMOS do artista visual Carlos Wladimirsky de Porto Alegre/RS, com abertura no dia 31 de março (quinta-feira) a partir das 19h.
Carlos Wladimirsky nasceu em Porto Alegre/RS, vive e trabalha na mesma cidade. Foi integrante do “Espaço NO” de 1979 a 1982, o grupo foi pioneiro e de relevante importância para as artes visuais e a contemporaneidade gaúcha. Dedicou-se inicialmente ao teatro, ao cinema experimental e às performances e, nos anos 80, ao desenho e à pintura.

Em 1990 fez viagem de residência artística a Portugal e entrou em contato com a pintura de Maria Helena Vieira da Silva e com a joalheria de René Lalique, iniciando trabalhos com joias em prata, e pedras brutas semipreciosas.

Wladimirsky iniciou em 2002, sua pesquisa com cerâmica, produzindo pratos, bowls e máscaras esmaltadas que têm as suas configurações enraizadas em suas investigações do desenho.

Em sua extensa trajetória realizou diversas exposições entre as quais Desenhos no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 1981; Artistas Gaúchos Contemporâneos, Pinacoteca do Estado de São Paulo-SP, 1981; Panorama da Arte Atual Brasileira, MAM/SP, 1984; Projeto Macunaíma, FUNARTE/RJ, 1985; Velha Mania – o Desenho Brasileiro, EAV- Parque Lage/RJ, 1985;Trienal de Desenho de Nüremberg - Alemanha, 1985; Desenho Contemporâneo Brasileiro, INAP/Funarte/RJ, 1988. Em 2009 é lançado livro sobre sua obra organizado por Mário Röhnelt.

Em aproximadamente 40 anos de produção artística, expôs em quase todos os estados nacionais com premiações, assim como no exterior.

A exposição COSMOS é constituída de quinze desenhos de pequenas dimensões aproximadas de 28 x 38 cm, em técnica mista sobre papel de algodão. Os desenhos produzidos em 2015, são o resultado de dezenas de diluições de pigmentos e gestos gráficos, com o uso de técnicas do desenho com aquarela, giz pastel seco e guache, gerando uma veladura.

Esta superposição de aguadas criam imagens que nos remetem a um mundo sideral e cósmico com formas abstratas em contínua transformação.

Serão apresentados também ao público, quatro vídeos que abordam os processos de criação do artista, seu ateliê e a performance COSMOS, Parada 547; realizada na Fundação Vera Chaves Barcellos em 2014. A performance tem roteiro e direção de Carlos Wladimirsky e atuação dos performers Rogério Nazari, Cristina Rosa e Carlos Wladimirsky.

A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 1º de maio de 2016 (domingo).

Foto: Divulgação do artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário