quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Exposição Memórias Indígenas: Apropriações



Esta exposição foi organizada a partir do tema definido pelo Ibram para a 9ª Edição da Primavera dos Museus, neste ano com o tema “Museus e Memórias Indígenas”. Para acompanhar a programação o MAJ apresenta uma seleção de obras de seu acervo na exposição Memórias Indígenas: Apropriações.

As apropriações em questão aqui aludem às incursões dos artistas por assuntos e padrões estéticos próprios da cultura indígena. Em diferentes gradações as obras destacadas comunicam, além dos temas que lhes conferem individualidade, a importância das memórias nativas para a formação da arte nacional.

Tais memórias revelam-se instrumento imprescindível para a reflexão em qualquer âmbito na atualidade, especialmente para iluminar a permanente busca por uma identidade verdadeira e lúcida.
Serão apresentadas 15 obras do acervo do MAJ nas linguagens da pintura, desenho, fotografia, escultura e gravura. Durante a exposição também será exibido o documentário “O Arco e a Lira” do programa Arte na Escola, curta-metragem dirigido por Priscilla Barrak Ermel. O vídeo recebeu menção honrosa no II Ecocine – Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental, em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário